Skip to main content
Beija-Flor

Inspirações Pedagógicas

Inspirações Pedagógicas

Beija-Flor

É na Abordagem Pedagógica Reggio Emilia e nos estudos de Emmi Pikler que toda a equipa educativa do CBF se inspira para concretizar práticas educativas cada vez mais conscientes e coerentes. É uma Abordagem Pedagógica que mostra um respeito ímpar pela criança, considerando-a como co-protagonista do seu processo de aprendizagens. Com princípios e valores bem definidos, o CBF acredita que nesta filosofia a individualidade, contributo e ponto de vista de cada um, quer seja criança ou o adulto, é reconhecido e vivenciado. É nela que procura encontrar a bússola que verdadeiramente oriente todas as ações da equipa educativa e que desperte a individualidade e o olhar crítico de cada educador sobre a educação atual e sobre as suas práticas diárias.

Uma Abordagem Pedagógica que “incentiva o desenvolvimento intelectual das crianças por meio de um foco sistemático sobre a representação simbólica. As crianças pequenas são encorajadas a explorar seu ambiente e a expressar a si mesmas através de todas as suas “linguagens” naturais ou modos de expressão, incluindo palavras, movimento, desenhos, pinturas, montagens, escultura, teatro de sombras, colagens, dramatizações e música. Levando-as a níveis surpreendentes de habilidades simbólicas e de criatividade.”(in As Cem Linguagens da Criança, 1999).


Os autores que nos inspiram

Loris Malaguzzi*

As cem linguagens 
Ao contrário, as cem existem 
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
Cem pensamentos
Cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar 
As maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens 
(e depois, cem, cem, cem)
Mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura 
Separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: 
Para pensar sem as mãos
Para fazer sem a cabeça
Para escutar e de não falar
De compreender sem alegrias
Para amar e maravilhar-se 
Apenas na Páscoa e no Natal
Dizem-lhe: 
Para descobrir o mundo que já existe e
E de cem 
Roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe
Que o jogo e o trabalho
A realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação 
O céu e a terra
A razão e o sonho
São coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe: que as cem não existem
A criança diz: 
ao contrário,  as cem existem!

*Loris Malaguzzi, professor italiano que criou a abordagem educativa mais tarde nomeada como “abordagem Reggio Emilia”, nome homônimo à cidade onde foi concebida. Para o educador, não só o que a criança pensa é válido, mas válidas são também as múltiplas linguagens da infância e a forma como as crianças pesquisam, produzem sentido e conhecimento.

Loris Malaguzzi
Pedagogo e professor italiano
Emmi Pikler
Pediatra
Anna Tardos​
Pediatra
Ana Lopes Mesquita
Mentora do Projeto Kalambaka
Carlos Neto
Professor Universitário
Catherine L’ecuyer
Investigadora
Paulo Fochi
Pedagogo, Especialista em Educação Infantil
Mikaela Övén
pedagoga

Tem dúvidas? Estamos aqui para ajudar!


Sabemos que cada família tem questões e curiosidades sobre o percurso educativo das suas crianças. No CBF, valorizamos o diálogo aberto e transparente com os pais, porque acreditamos que a educação é uma parceria entre a escola e a família.

Se quiser saber mais sobre a nossa Abordagem Pedagógica, atividades diárias, acompanhamento individual ou qualquer outro tema relacionado com o desenvolvimento do seu filho, a nossa equipa está sempre disponível para responder às suas perguntas.

📩 Pode enviar-nos uma mensagem, ligar ou marcar uma visita. Estamos aqui para ouvir e para garantir que a experiência da sua criança no CBF seja segura, feliz e enriquecedora.