Inspirações Pedagógicas
Inspirações Pedagógicas
É na Abordagem Pedagógica Reggio Emilia e nos estudos de Emmi Pikler que toda a equipa educativa do CBF se inspira para concretizar práticas educativas cada vez mais conscientes e coerentes. É uma Abordagem Pedagógica que mostra um respeito ímpar pela criança, considerando-a como co-protagonista do seu processo de aprendizagens. Com princípios e valores bem definidos, o CBF acredita que nesta filosofia a individualidade, contributo e ponto de vista de cada um, quer seja criança ou o adulto, é reconhecido e vivenciado. É nela que procura encontrar a bússola que verdadeiramente oriente todas as ações da equipa educativa e que desperte a individualidade e o olhar crítico de cada educador sobre a educação atual e sobre as suas práticas diárias.
Uma Abordagem Pedagógica que “incentiva o desenvolvimento intelectual das crianças por meio de um foco sistemático sobre a representação simbólica. As crianças pequenas são encorajadas a explorar seu ambiente e a expressar a si mesmas através de todas as suas “linguagens” naturais ou modos de expressão, incluindo palavras, movimento, desenhos, pinturas, montagens, escultura, teatro de sombras, colagens, dramatizações e música. Levando-as a níveis surpreendentes de habilidades simbólicas e de criatividade.”(in As Cem Linguagens da Criança, 1999).
Os autores que nos inspiram
Loris Malaguzzi*
As cem linguagens
Ao contrário, as cem existem
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
Cem pensamentos
Cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar
As maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois, cem, cem, cem)
Mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
Separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
Para pensar sem as mãos
Para fazer sem a cabeça
Para escutar e de não falar
De compreender sem alegrias
Para amar e maravilhar-se
Apenas na Páscoa e no Natal
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe e
E de cem
Roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe
Que o jogo e o trabalho
A realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra
A razão e o sonho
São coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe: que as cem não existem
A criança diz:
ao contrário, as cem existem!
*Loris Malaguzzi, professor italiano que criou a abordagem educativa mais tarde nomeada como “abordagem Reggio Emilia”, nome homônimo à cidade onde foi concebida. Para o educador, não só o que a criança pensa é válido, mas válidas são também as múltiplas linguagens da infância e a forma como as crianças pesquisam, produzem sentido e conhecimento.
Tem dúvidas? Estamos aqui para ajudar!
Sabemos que cada família tem questões e curiosidades sobre o percurso educativo das suas crianças. No CBF, valorizamos o diálogo aberto e transparente com os pais, porque acreditamos que a educação é uma parceria entre a escola e a família.
Se quiser saber mais sobre a nossa Abordagem Pedagógica, atividades diárias, acompanhamento individual ou qualquer outro tema relacionado com o desenvolvimento do seu filho, a nossa equipa está sempre disponível para responder às suas perguntas.
📩 Pode enviar-nos uma mensagem, ligar ou marcar uma visita. Estamos aqui para ouvir e para garantir que a experiência da sua criança no CBF seja segura, feliz e enriquecedora.